Tempo x custo: vale o investimento?

Outro dia recebi um quote com a seguinte pergunta: “quantos dias você gasta para comprar o que deseja?” Muitas vezes não paramos pra pensar, quando fazemos uma compra,  que não estamos investimos só dinheiro. Pra toda quantia que desembolsamos foi necessário dispormos de tempo, de conhecimento, de energia. E apesar de serem imensuráveis são fatores que podem ser levados em conta na hora de comprarmos ou não algo.

1

Consumir muitas vezes segue uma lógica simples: tenho dinheiro, vou comprar. Porém, em época de crise e principalmente de movimentos que nos fazem pensar cada vez mais em comprar consciente, é necessário entendermos que toda compra é investimento. Investimento de dinheiro sim, mas principalmente de vida!

Coloque no papel o quanto você ganha e quantos dias ou horas você trabalha. Agora pegue o valor da última coisa que você comprou. O quanto você demoraria pra pagar?

2

Com essa fórmula básica, dá pra ter pelo menos uma ideia de quanto tempo teríamos que dispor pra comprar algo. Já aconteceu comigo muitas vezes de não conseguir comprar algo que me exigia mais, pois acabava passando outras coisas menos importante a frente por exigirem menos.

Claro que o ato de comprar envolve muitos fatores e não é errado querermos ter algo. O importante é que possamos cada vez mais estamos conscientes, diminuindo compras por impulso ou para camuflar qualquer outro problema que temos, já que é comprovado que comprar traz um bem estar, mas é um sentimento passageiro.

Não é primeira vez que esse tema aparece aqui – 1, 2, 3 – e como já disse, acredito que consumir melhor é um exercício diário. Algumas vezes escorregamos, caímos em uma ou outra tentação, mas quanto mais a gente valoriza aquilo que conquistamos, menos necessitamos de algo novo todo dia.

Hoje sinto mais prazer em passar um mês sem comprar nada do que comprar algo e depois ver que eu nem queria tanto assim. Fácil não é, mas pelo menos pra mim, está sendo um processo recompensador. Alguém aí também tá se desafiando a consumir melhor? 

2 Thoughts on “Tempo x custo: vale o investimento?

  1. Boa reflexão!
    Eu sempre fui bastante controlada com minhas compras e considero isso uma benção! É muito bom comprar algo que realmente vai ter uso… Claro que já fiz minhas comprinhas por impulso, mas elas são raridade!
    Gosto de preparar minhas compras, pesquisar o preço, avaliar se realmente vale o quanto custa. Quando acho um cupom de desconto então, que glória! Pra mim, é um exercício prazeroso, de verdade!
    Tendo consciência, a sensação de comprar fica melhor ainda. Você sente que tá depositando seu tempo e dinheiro na coisa certa!

    Beijo, Isa!

    • Oi Dani,
      muito bom ser controlada com as compras desde sempre né? Eu já fui muito controlada, mas de uns anos pra cá fiquei bastante consumista e hoje to tentando ser mais consciente nessa questão. É um exercício diário, só que vale muito a pena. Pior coisa é a gente pegar algo que nunca usou e pensar em quanto dinheiro – e tempo – desperdiçou.
      Muito bom ter você por aqui!

      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation